quinta-feira, 5 de julho de 2012

4 de julho: noite para confraternizações

Com João Candido Portinari e João Carlos Amazonas
A noite de 4 de julho estava iluminada por uma lua enorme e um céu claro. E o livro foi lançado, assim como a sorte!

Aqui na terra, em São Paulo, havia uma eletricidade no ar, uma ansiedade que dava para se sentir nos dedos, pois o Corinthians ia ser campeão da taça Libertadores. A ansiedade era geral em todos os cantos da cidade, por causa do futebol.

Mas na Rua Augusta, na Livraria do Espaço Unibanco do meu amigo Ronaldo, outras pessoas também se juntaram, mas para compartilhar comigo esse momento precioso do lançamento do meu livro "As Artes Plásticas na formação do professor", da Editora Plêiade.

Aproximadamente cem pessoas compareceram lá, entre artistas plásticos, poetas, escritores, jornalistas, intelectuais, políticos, cineclubistas, colegas de trabalho, família. Lá fora, o frisson do jogo de futebol que começaria logo depois dominava a cidade. Mas na Livraria, as conversas eram em torno da arte, do papel da arte no mundo e da necessidade de abrirmos cada vez mais e mais espaços para que a arte possa ser usufruída por mais pessoas. A confraternização era em torno de um projeto, o livro, que pretende contribuir, um pouco que seja, para o debate em torno do papel da arte em nossas vidas.


Foi uma noite feliz, que juntou amigos de tão diversos lugares. João Candido Portinari, que veio do Rio; José Carlos Ruy, Verônica, Mariana e Fátima, de Itu; Edith e Antonio, de Tatuí. E todos os outros, dos mais diversos cantos desta cidade. Um movimento bom em torno de ideias que nem são minhas, que pertencem de alguma forma também a todos eles, com quem tenho aprendido muito em anos de convivência, de estudo, de incentivo, de apoio conjunto.


Um autógrafo para a pequena Marina Pompe 
Devo agradecer a muitos deles, mas especialmente a:

- Maurício Takiguthi - cujo ateliê tem sido um lugar onde tenho aprendido a olhar cada vez mais profundamente para o mundo e para a pintura;
- Jeosafá Gonçalves - o responsável pela ideia do livro, amigo véio, amigo e parceiro de tantos projetos;
- João Candido Portinari, pela alma generosa e presença tão honrada;
- os amigos do Atelier de Arte Realista;
- os amigos do Cineclube Baixa Augusta;
- os amigos e companheiros do PCdoB, sempre generosos, parceiros, sempre comigo;
- os amigos do Portal Grabois e Vermelho;
- os amigos do tribunal onde trabalho;
- os amigos Ronaldo Rangel, João Marques, João Brito, pelo apoio profissional;
- minha família: Gabriela, Edith, Toni, Antonio, Daniela, Eduarda;

A todos os que estavam presentes, com seu apoio, sua força, seu incentivo.

E a todos os outros que nem puderam vir, mas que sei que estavam na minha torcida nesta noite de torcidas.

Noite memorável, para não esquecer nunca mais!

Thomaz Gomide, Claudio Gonzalez, eu, João Candido Portinari, José Carlos Ruy, Jeosafá Gonçalves
Elisa, eu e meu mestre Maurício Takiguthi, do Ateliê de Arte Realista

6 comentários:

  1. Muito bom, Mazé: não pude ir mais gostei deveras!
    Barroso

    ResponderExcluir
  2. Você é uma guerreira na santa cruzada contra a cultura do "dois hamburguer (sic) queijo-molho especial-cebola-picles-num pão com gergelim". Viva Mazé. Em tempo, hoje, 6 de julho, estarei no protesto contra a criminalização da sopa para os pobres (obra de Kassab, o bossal).

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Mazé!
    Fiquei muito feliz de poder comparecer ao lançamento desta obra que marcará época por um olhar mais avançado do aprendizado da arte nas escolas.
    Sou candidato a presidente do seu fã-clube.
    Beijo no cérebro!

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de ler seu blog. Quando faz alguma postagem, clico e leio.
    Mas vou confessar, correndo o risco de ser totalmente incorreta em tempos de desmatamentos: ler em papel é muito melhor. E o seu livro está gostoso de ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de ler seu blog. Quando faz alguma postagem, clico e leio.
    Mas vou confessar, correndo o risco de ser totalmente incorreta em tempos de desmatamentos: ler em papel é muito melhor. E o seu livro está gostoso de ler.
    Beijos

    ResponderExcluir