quarta-feira, 26 de junho de 2013

O Grito


Olho, busco nas estrelas, fora das estrelas, do lado escuro delas. Vôo a cem mil milhas, trezentas milhas por segundo, alcanço o espaço inalcançável com os olhos. Prescruto. Pergunto. Faço uma auditoria, peço uma jurisprudência, apelo ao infinito, aos céus. Imploro às nuvens densas de chuva pedregosa, que cai em cima de mim. E pela cidade. Ando. Grito. Corro. Calo. Pulo. Falo. Peço, me humilho, me desfaço em mil pedaços. Me renego, me esconjuro, ergo os olhos, abaixo, fecho as mãos, abro, torço os dedos, quebro as juntas, rasgo meu olho direito, ofereço a outra face, piso meus pés, espanco a luz, mordo o ar, durmo na calçada da igreja, estirada, bêbada. Viro anjo sob a abóbada celeste, crente, ciente, descrente. Viro bicho, viro gente, viro arcanjo. Como o pão diabolicamente amassado. Viro água mole que pinga a mil em pedra dura. Escorro furo adentro, viro formiga, escaravelho, ameba, lombriga. Fujo do palácio, pois em terra de cego qualquer um é rei de si próprio e é rei em sua fraqueza. Vou ao mar, ao escuro mar que morreu de tanto sal. Viro peixe, salamandra, vieira, caravela, ameba, molusco. Volto ao meu ninho, sou galinha sem ovo e sem ouro, me esfrego, me entorto, me torturo, amarro cordas, tiro meu sangue, crio úlceras na pele e no estômago, me cortejo com carinhosas urtigas que me entumescem o corpo, volto, viro a página, mudo o disco, dou minha cabeça à guilhotina dos algozes ferozes, que transformam corações em pedra e mente e mentem o que sentem. Mas ressuscito, me amparo em mim, removo a pedra que havia no meio, subo aos céus, desço aos infernos, vago leve, caio dura, ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh GRITO!!!...........

O Grito, Mazé Leite, óleo sobre tela, 2013

4 comentários:

  1. o grito atravessa, o grito rompe, o grito persevera, o grito é o grito, o grito é o descuido de quem quis calar o grito, o descuido calou outros gritos, mas o grito sempre vaza, sempre transborda, sempre fecunda, porque o grito atravessa, o grito rompe, o grito persevera, o grito é o grito, o grito é o descuido de quem quis calar o grito, o descuido calou outros gritos, mas o grito sempre vaza, sempre transborda, sempre fecunda, porque o grito é o grito

    ResponderExcluir
  2. Magníficos, amiga, a tela e o texto.

    Você é você!
    Parabéns!
    Beijos
    Gracilene Pinto

    PS. Até me inspirei a escrever um poema acerca do tema. Vou te mandar.

    ResponderExcluir
  3. PRA QUEM ACHA QUE O GRITO DA LUTA COMEÇOU COM A PROPAGANDA DO UÍSQUE JOHNNIE WALKER

    o grito atravessa, o grito rompe, o grito persevera, o grito é o grito, o grito é o descuido de quem quis calar o grito, o descuido calou outros gritos, mas o grito sempre vaza, sempre transborda, sempre fecunda, porque o grito atravessa, o grito rompe, o grito persevera, o grito é o grito, o grito é o descuido de quem quis calar o grito, o descuido calou outros gritos, mas o grito sempre vaza, sempre transborda, sempre fecunda, porque o grito é o grito...

    E Mazé é Mazé!

    Jeosafá

    ResponderExcluir