terça-feira, 12 de agosto de 2014

Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo

pinacoteca-sp

A Pinacoteca de São Paulo apresenta uma nova exposição de longa duração intitulada “Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca São Paulo”, com obras do seu acervo, que é bastante rico.
Segundo o texto informativo da exposição, o objetivo desta mostra “é oferecer ao público uma leitura da formação da visualidade artística e da constituição de um sistema de arte no Brasil do período colonial até meados dos anos 1930, centrada nas obras que compõem o acervo do museu”.
Em ordem cronológica, a exposição se organiza sobre dois eixos temáticos: a formação de um imaginário visual sobre o Brasil – o conjunto de imagens sobre ele, suas relações e sentidos que produzem; e a formação de um sistema de arte no país – ensino, produção, mercado, crítica e museus – iniciado com a vinda da Missão Artística Francesa, a criação da Academia Imperial de Belas Artes e do programa de pensionato artístico.
Nesta exposição poderão ser vistas cerca de 500 obras entre pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e fotografias, “de autoria de artistas fundamentais para a história da arte brasileira daquele período, como Debret, Taunay, Facchinetti, Almeida Junior, Eliseu Visconti, Pedro Alexandrino, Candido Portinari, Lasar Segall, entre outros”, anuncia a Pinacoteca. Destas, cerca de 300 obras passaram por processo de restauração feito inteiramente pela equipe técnica do museu. O espaço expositivo também foi totalmente readequado, incluindo troca de piso e dos sistemas de abertura das portas, e aprimoramento dos sistemas de climatização, iluminação e segurança.
No total, são 11 salas para esta exposição.
Informações:
ARTE NO BRASIL: UMA HISTÓRIA NA PINACOTECA DE SÃO PAULO
Até dezembro de 2015
Horário de visitas:
Terça a domingo das 10h às 17h30 com permanência até as 18h
Às quintas até as 22h.
Grátis às quintas, após às 17h e sábados o dia todo.
Pinacoteca do Estado de São Paulo 
Praça da Luz, 02 – Luz – Tel. 11 3324-1000

Nenhum comentário:

Postar um comentário