segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Pinturas recentes de Edson Souza

Amsterdam - Damrak, Edson Souza, óleo sobre tela
O Ateliê e Galeria Contraponto inaugura uma exposição de pinturas do artista Edson Souza, com paisagens urbanas pintadas a óleo. Com curadoria de Claudinei Roberto, a exposição será aberta no próximo dia 18 de outubro, sábado, a partir das 16 horas.

Edson Souza é um artista paulistano, com formação na Escola de Comunicações e Artes da USP, onde se bacharelou em Pintura. Também formou-se em Engenharia Química pelo POLI-USP e em Economia pela FEA-USP. Atualmente trabalha como engenheiro de processos, mas paralelamente trabalha em seu Ateliê, que mantém desde 1997, com desenho, gravura, fotografia e pintura.

Autorretrato, Edson Souza
Edson Souza explica que o motivo de sua poética “é a própria linguagem da Pintura. Por meio da investigação das tradições da Pintura busco contribuir para a renovação deste legado valioso”. E para concretizar esta intenção ele recorre “a registros de viagem, fragmentos de imagens colhidos no cotidiano de cidades visitadas. Estes registros são trabalhados no ateliê, mesclados, modificados, simplificados, até atingir a essência da composição desejada. Dedico atenção especial aos detalhes, que permitem que cada trecho da composição adquira a mesma importância. O tema das observações de viagens é recorrente e permite refletir de forma singular, através de um jogo de citações e referências, sobre problemas atemporais da pintura”.
Edson Souza já participou das seguintes exposições: “Cúmplice do Silêncio” (com João Luengo), Ateliê OÇO, 2010; “Oniforma” (Coletiva), Centro Cultural São Paulo, 2007; “Coletiva” com Marco Willians, Associação dos Amigos do MAM (AAMAM), 2005 ; “Prólogo, Projeto Laboratório” (Coletiva), Espaço Annablume, 2004; “Travelogue” (Coletiva Variáveis) - Museu do Imaginário do Povo Brasileiro (Pinacoteca Estação), 2003; “Diversidades” (Coletiva), SESI Catumbi, 2000; “Expositivo Negativo” (Coletiva), Escola de Comunicação e Artes da USP, 1999; “Antigas e Novas Visões”, Farmácia Bio-Essencia, 1999; “Revi Europa” (Fotografia), Livraria FormaInforma, 1999; “Espaço?” (Coletiva), Escola de Comunicação e Artes da USP, 1998; “Faces da Loucura” (Coletiva), Instituto de Psicologia da USP, 1998.

A exposição “PINTURAS RECENTES” estará aberta ao público de 18 de outubro a 1º de novembro de 2014.

3 comentários:

  1. Mazé Leite, hoje fiquei conhecendo seu Blog. Adorei! Visitá-lo-ei sempre. Daqui do interior da Bahia vai o meu abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mazé tudo bem? Vi algumas postagens suas mais antigas e, dentre elas uma me interessou muito. Você foi para Paris e participou ou fez curso de pintura com uma copista do Louvre. Gostaria de ter maiores informações sobre o atelier em questão, sou artista plástica em Curitiba e ano que vem pretendo ir à Paris fazer um curso desses. Estava à procura até que encontrei seu blog. Quero maiores informações sobre duração de cursos - eu mesma defino quanto tempo quero de curso, preciso saber valores dos cursos para me preparar.....se puder passe-me a pessoa de contato lá......fico no aguardo e agradeço muito se puder me passar as informações.

    grande abraço e viva a arte!!!!
    Cirlei Gonçalves (caso prefira meu e-mail: cirlei.op.art@gmail.com)

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Tenho uma aquarela do Edson Souza que adquiri em 1985.
    Ele estava pintando a Igreja da Consolação e adquiri antes, ainda, de estar completa a obra.
    Depois ele me entregou e guardo-a com imenso carinho.
    Ele tem algum blog, site, ou endereço?
    Não sei se o endereço abaixo levará à foto da obra:

    blob:https://web.whatsapp.com/135aa38f-edec-4a80-953d-07a24d260f1c

    Abs e parabéns pelo blog e obras!

    ResponderExcluir