quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Exposição de aquarelas no Ateliê Contraponto

Um grupo de 14 alunos do artista e professor de aquarela Gonzalo Cárcamo selecionou seus melhores trabalhos ao longo do ano para montar uma exposicão que foi denominada de Manchas & Trasparências. Com o apoio da Casa do Artista o grupo vem organizando há 4 anos esta mostra com enorme sucesso que começou no Plein Air Studio em São Paulo e a seguir na sede da Secretaria da Cultura em Ilhabela, onde recebeu visitantes do mundo todo.


Este encontro de aquarelistas não somente expõe e comemora os resultados alcançados por todos a cada ano, como este evento tem representado uma enorme motivação para aqueles que gostam de pintura e principalmente da técnica da aquarela. Você está convidado para visitar a exposicão de aquarelasManchas&Transparências, no dia 18 de novembro, às 19:00hs no Ateliê Contraponto na Travessa Dona Paula, 111-Consolação –SP.


Ilustrador chileno (Los Angeles), radicado no Brasil desde 1976, Gonzalo Cárcamo colabora com as principais publicações do país. Já ganhou alguns prêmios por seu trabalho, entre eles os de melhor caricatura nos salões internacionais de Humor do Piauí (1987) e Piracicaba (1988) e o de melhor ilustração de livro infantil (2002, 2004 e 2005). É autor de quatro livros infantis e um de aquarelas sobre Paraty.


Gonzalo Cárcamo
Gonzalo Cárcamo (1954) é ilustrador, caricaturista e artista plástico com uma longa experiência na técnica da aquarela. Realizou algumas exposições de pintura no Brasil, Espanha e na sua terra natal, Chile.
Durante muito tempo trabalhou como cenarista de desenhos animados, chegando a participar em pequenos curtas para os estúdios da Walt Disney, na produtora HGN. Em 1986 publica suas primeiras caricaturas no semanário Pasquim, dando inicio a uma longa jornada com publicações em jornais e revistas mais importantes do Brasil e do exterior conquistando notoriedade com suas aquarelas. Diário “El Pais” (Espanha) Apsi (Chile) , Istoé, Veja, Carta Capital, Época, Cult, Educação (Brasil) entre outras.
Também atua como ilustrador de livros para várias editoras no Brasil. Escritores de literatura nacional e internacional, tais como Gabriel Garcia Marquez, Machado de Assis, Eça de Queiroz, já tiveram publicações ilustradas por Cárcamo.
No ano 2000 lançou o seu primeiro livro como autor: “Modelo vivo, natureza morta”, pela editora Paulus. Uma história comovente, contada apenas com imagens. Atualmente é colaborador da Folha de São Paulo e da revista Época e trabalha em seu atelier, em São Paulo.
Aquarela de Gonzalo Cárcamo

Um comentário: