quinta-feira, 21 de maio de 2015

Entre os mestres e suas pinturas

Frente do Museu do Prado
É claro que quando temos a oportunidade de ver tanta pintura de alta qualidade, tantos bons mestres juntos, de Rembrandt a Rubens e de Velázquez a Ribera, nascem dentro da gente muitos sentimentos, e um deles é de esperança: se nossa história humana foi permeada de eventos de grandeza em todos os sentidos, é porque trazemos latente em nossas almas essa capacidade imensa de expressão, que permanece viva porque faz parte de nós. E não, o mundo não está perdido!

"O gênio da pintura", obra de um pintor
espanhol do século XVI
Hoje no Museu do Prado, enquanto caminhava entre as centenas de pessoas que também foram para lá, de origens diversas (japoneses, franceses, chineses, alemães, brasileiros, espanhois), fiquei pensando: como é impressionante o poder da arte, que faz com que pessoas as mais diversas, de formações culturais tão diferentes, se unam em frente a um mesmo quadro abismados, curiosos, calados, contemplativos. "As Meninas" de Velázquez atrai multidões todos os dias. De crianças a adolescentes, de jovens a adultos e idosos, esta tela imensa (no tamanho e na grandeza) parece recolher dentro de si todos esses personagens. O quadro parece tomar 3 dimensões, e de repente somos parte daquela cena em torno da Infanta Margarida. O olhar do artista parece convidar a todos nós: entrem e se tornem parte da minha pintura junto com as donzelas, uma delas feia, do anão, do cachorro, de outros serviçais da corte de Felipe IV.

Homenagem a Velázquez
nos jardins do Museu do Prado
Em volta deste quadro, muitos outros. Nas salas diversas do museu, muitos quadros de Ticiano, Rubens, José Ribera, El Greco, Goya. Ahhhh Goya! Suas pinturas negras atingem o fundo da minha alma! O que são aquelas figuras escuras, feias, monstruosas algumas, inquietantes todas, que nos observam em cenas tão chocantes? O assassinato do 3 de maio, outro quadro grande de Goya, atrai nosso olhar para o rosto assustado, quase em pânico, do rapaz que vai ser fuzilado. De repente projetei neste rosto o rosto do meu sobrinho Rondineli que foi assassinado, não no dia 3 de maio, mas no dia 4 de maio deste ano! Ouvi seu grito quando o ladrão de celular atirou! E depois o silêncio... Da morte. Isto é Goya.

E El Greco de novo estava ali, muitos quadros dele. Havia um rapaz fazendo uma cópia em óleo da tela "O cavalheiro com a mão no peito". Estava lá com seu cavalete e sua palheta, que fiquei observando: branco de Titanio, amarelos de cádmio, vermelhos, terras, azuis e preto. Já tinha trabalhado bastante, se aproximava do final. Boa cópia. Atrás dele, estava me olhando um dos quadros de El Greco que eu acho de uma ternura incrível, o "Cavalheiro idoso". Que nos olha com olhar complacente, como se aguardasse que a gente falasse alguma coisa. Mas eu não queria falar nada. Hoje tive dificuldades para me manter andando nestes salões imensos, porque a gripe voltou com força. Se falasse ia tossir, incomodar o artista copista que tava tão concentrado na pintura.

Homenagem a Goya,
nos jardins do Museu do Prado
Sempre acontece que quando passo muito tempo olhando para estas preciosidades pictóricas, de repente um troço qualquer vai crescendo dentro de mim, e parece que eu cresço junto e nem vou cabendo mais de tanta vontade de correr e pintar! Hoje observei muito os negros de Velázquez e de Goya e de Greco. Mas também observei o trabalho com as carnações feitas por pintores como Rubens, por exemplo. Por outros também. Assim como os drapeados das roupas que se fazem apenas mudando o valor das cores. Vi um autorretrato de Anton Raphael Mengs, pintor alemão, que me impressionou muito o seu trabalho com contrastes quase extremos de temperatura. Numa camada anterior, um avermelhado que foi sobreposto com camadas frias de cinzas e verdes criando um efeito maravilhoso. Parecia vivo! Fiquei com vontade de experimentar isso.

Depois do almoço e de uma pequena siesta à moda espanhola, por causa da gripe, sai pra ir ver uma lojinha que tem numa rua transversal à que estou. Chama-se Calle de Peres Galdos e uma placa já tinha me chamado a atenção antes: Belas Artes. Um senhor me recebeu muito simpático e já foi me dizendo que aquelas marcas de tinta que eu estava olhando eram artesanais, feitas por sua família. Tudo tinha começado com seu pai, e a loja já tem uns 70 anos. Muitos artistas passaram por aqui, ele me disse. Até Antonio López. Dois pigmentos me chamaram a atenção: Tierra de Sevilla e Tierra de Cassel, que nunca vi para vender no Brasil mas sei que muitos pintores usaram. Mira este tierra, me disse o senhor. E pegou com o dedo um pouco do Tierra de Sevilla e completou: o vermelho inglês passa muito longe da beleza disso aqui! É muito bom para pintar a cor da pele, junto com verde terra. E com o Azul Cerúleo nosso dá uns tons belíssimos. Pronto, me convenci. Comprei. Nem eram caros, um tubo de 90 ml saiu por 9 euros, os de 60 ml por 6 euros. Comprei o Tierra de Sevilla e mais outros quatro. Ele me deu de presente um "rojo inglês". Agradeci. "Vale!" como dizem por aqui todo o tempo.

Para casa experimentar um pouco de tudo isso aí.

Museu do Prado
Museu do Prado

Nenhum comentário:

Postar um comentário