![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEghzvMrZ-aepW0RG774fL7TEDAtzdMQkVi6ySfGbcOFDiFj8qrrawRKraQjBN8rX_3locAme5t5KSXf3gA7ovFCda-VjCkzj7q8Sky8hMt79074sSZhobMo0HpcVH-Zx9vcW1Ff9FB51_4/s640/PASSO-A-PASSO.jpg) |
Passo a passo, Lesley Oldaker, óleo sobre papel, 2018 |
Em minhas constantes pesquisas sobre arte, de vez em quando as surpresas boas me aparecem. Há algum tempo, pesquisando sobre o Expressionismo alemão, me veio uma imagem, que salvei em meus arquivos, mas segui em outra direção. Hoje resolvi retomar as informações sobre aquela imagem que tinha me tocado. Resultado: as outras obras desta artista me impressionaram ainda mais.
Trata-se de Lesley Oldaker, uma artista inglesa que vive atualmente em Zurick, na Suiça. Ela já expôs suas pinturas em diversos países, como Reino Unido, EUA, Suíça, Eslováquia, Itália, Índia e China, e tem trabalhos em coleções particulares no Reino Unido, EUA, Bratislava, China, Austrália e Índia.
Seu trabalho inspira um tanto de melancolia, pois ela basicamente representa a vida na sociedade atual, nas grandes metrópoles: seres humanos perdidos, solitários em meio às multidões que correm para ganhar a vida. O clima tem um ar asfixiante, prédios comprimem o andar das multidões, aprisionam as pessoas em suas vitrines onde produtos são oferecidos permanentemente, no caos do consumismo dos tempos modernos... Dois de seus quadros, intitulados "Preso I" e "Preso II", mostram exatamente pessoas aprisionadas - quase sequestradas - por essas vitrines dos grandes prédios das grandes metrópoles...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj8Sg7XXK51aMACYa98aOAN535Ml5HHNTXifP-_PwNOmPRpnQkhYPpUrnuKQXux0t0yf99QBWxj8K__vJXoWi58oW9VbGT08nhK4aUppaZBGIUffJIud3slSFcv_naSDH6qOHyV1TdHEcw/s400/preso-I.jpg) |
Preso I, Lesley Oldaker, |
Nos subterrâneos do metrô de Londres, há um certo olhar para cima, para fora, para respirar. Ela ultrapassa as dimensões do underground, mostrando a rua ou outros undergrounds...
Me lembra muito Käthe Kollwitz e suas pessoas tristes, solitárias e famintas em meio às duas guerras mundiais.
Me lembra muito o expressionismo alemão, com sua paleta de cores bem reduzida, densa, pesada, porque escura.
As atuais condições sociais em que vivemos - se paramos para melhor pensar - nos mostra a vida dura e difícil da luta pela sobrevivência, o ser humano cada vez mais solitário, mais jogado ao seu próprio destino em ambientes urbanos sufocantes...
Gosto do olhar de Lesley sobre este mundo. Incomoda porque é espelho de como vivemos no pesado mundo de hoje, onde o capitalismo suga mais vidas e nos empurra a um tipo de solidão onde nos sentimos permanentemente como se estrangeiros fôssemos... E estranhos ao olhar do outro... Se é que olhar existe, direcionado que está para as redes sociais...
Preste-se atenção no título de suas obras, algumas das quais reproduzo aqui...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiC325sBNf1W0KaUc2kPRr6Cwxmy7pDdgQwQFavI5fh4ZO9KExuqCil_UttlapL8aK9fgQG9wfdGdQZVDgBnK1HMEP7CYjI3wDaOkTr2WhlBs9bSH4u9vuGDX7svCtJIUT3JoA8b0ShNBE/s640/quem-sou-eu.jpg) |
Quem sou eu?, Lesley Oldaker, óleo sobre tela, 2018 |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiark-pGO-VKvuLHmy8F8VP5tr0rp7I5UX6ziueMaHj6gDJUB1wqDQ4OX19Ng1GDdCKAFO0cXNZ1ua8FfWJYys8p7AN1l0qkKVc-UcmSGxv4JEiMZOLi4NPqvQtNI9DNj47JEmlh37IRZk/s640/dialogo-perdido.jpg) |
Diálogo perdido, Lesley Oldaker, óleo sobre tela, 2017 |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgjNyBGXJlmWR2CJDC10OTLJCXWcpsj_2WTylBXFZedLdFITwm0aOselWa7puXlmjSfCpErR0JiWtFSAtUtKKadtMQZsdi5nel_gptf0A_0uHSNN6uxcMOKltK-LpUUFJ2jzVkvGHnXZDE/s640/fale-comigo.jpg) |
Fale comigo, Lesley Oldaker, óleo sobre tela, 2018 |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjE5s1BNP4ctG0d7hXh-hWat4D_eiPlaJGJrmKcirybkNYklIelEIOhHqU2GTpTOry21FNyOYX3LgAmm-AhYyru20F75KAIRnjoLDL2K2fvh5C1rW0OjDytQEoWAc1vittcma9yhOHen_Q/s640/sozinho-na-noite.jpg) |
Só na noite, Lesley Oldaker, óleo sobre tela, 2016 |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEitdMCmjHT6hNnnSGxK9gWqX_c7xsKQw1h17sjL-EdrRxkfkoRHeED-hNYYuFfXoAfIoHqRs46GPfnTf1uTquj5WxPwAu1lsqggqECGpON2FwcUY9z8zSLi9GolksG-ycHKx1ddMNd2GUM/s640/outsider.jpg) |
Outsider, Lesley Oldaker, óleo sobre tela, 2017 |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi92brlHeliRDfrkRdaiLV-PUDbTKlXys_1FU6CCW6H34zJWHVSU9vV793KED5Oz0PBoU0pL5YJ-fNvDEfYg5qRyCasrIXv6kZ8voNi9PMQvAvmD0oZMtxPq8w3ycgNecNqJ5rS7cgPG0A/s640/a-arena.jpg) |
A arena, Lesley Oldaker, óleo sobre tela, 2018 |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgDgbcGE4dVyPKFWFPbwBnWzDuNPEJleNgkLKn4YBl2ldjwEpfm6vkhMJ4bNjw5WqvA-YoiD39KtZzPt07BI_U-e-AE1uMKlmNQZRjFocJh0II2SV-wSLwAsfb_S3iWABZjPVxFBA1HnDU/s640/despercebido.jpg) |
Despercebido, Lesley Oldaker, óleo sobre tela, 2018 |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEisyvWW-_cSEj7DOjIXSDKgybgWhTzHC-KxjsdtiJiExiCwzNjNvuU7WXt4QcfObTJ3KBc41sshyocmKdQo_MoA4vxAuTFZG2iPvLx7NI3YLME1EYGuVb372K25MmCXD94Z5EO8sZWyruA/s640/direcao-diferente.jpg) |
Direção diferente, Lesley Oldaker, óleo sobre tela |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjxTp3LmsvJhnRgJXeH3uJm8LMHGvwcS2NM5tUqasMCUe-qBxdedD-r5SFNvZYet-DSdBH9gCziHPRmlp-D9TkLgeKqQ_mLLVxYurtQYooYRTZp3oc7ogYxWcHTnJdHAZuTZx66bn4ysG8/s640/futuro-incerto.jpg) |
Futuro incerto, Lesley Oldaker, técnica mista |