quarta-feira, 7 de maio de 2014

Relato de viagem II - os museus

Uma das salas do Museu Histórico Nacional
Uma das inúmeras praças da cidade


Dizem que Montevideu é uma das capitais latino-americanas com maior qualidade de vida. Eu atesto que deve ser! Há muitas praças e parques públicos por aqui, além das Ramblas que rodeiam o mar por kilômetros e kilômetros em torno da cidade, onde se pode caminhar, andar de bicicleta e até pescar. Há dezenas de bancos de praças, onde as pessoas podem se sentar. E por onde se passa, há obras de arte nas ruas, esculturas e monumentos que lembram aos uruguaios o tempo todo qual é a sua história.


Para uma capital tão pequena (dentro dos nossos padrões brasileiros), cuja população chega em torno de um milhão e 300 mil pessoas, há uma verdadeira rede de museus: eu contei 42 numa lista que peguei numa tenda informações turísticas! Vou repetir: Montevideu tem 42 museus! Ou mais, se contarmos todas as casas de cultura! Vamos comparar com São Paulo, a maior cidade da América do Sul e das maiores do mundo? Lá temos a Pinacoteca do Estado, o Museu de Arte de São Paulo, o Museu da Escultura Brasileira, o Museu da Imagem e do Som, o Museu de Arte Contemporânea, o Museu de Arte Moderna… Alguém saberia me dizer que museu a mais tem em São Paulo?


Cópia da estátua "Davi" de Michelangelo,
em frente à prefeitura de Montevideu
Por aqui em Montevideu, só em três museus - o Museo de Bellas Artes Juan Manuel Blanes, o Museo de Historia del Arte e o Museo Nacional de Artes Visuais - são mais de 15 mil pinturas e esculturas, além de uma grande coleção de objetos de origem pre-colombiana e de arqueologia do Uruguay. Soube que o Uruguay possui um dos maiores índices de pessoas alfabetizadas do mundo latinoamericano! Além do que, o seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) também é dos mais altos, e aqui é uma das cidades menos violentas. Tudo isso deve significar algo: um povo com acesso à Educação e à Cultura do seu país só pode ser mesmo um povo mais civilizado...


Comecei a visita pelo Museu Histórico Nacional, localizado aqui na Ciudad Vieja, assim como diversos outros. O prédio, bem grande, foi uma antiga residência de um dos generais das guerras do século XIX. São dois andares com muitas pinturas - cenas históricas e retratos de personagens que fizeram a história deste país, em especial de José Artigas, um dos heróis nacionais que lutaram pela independência do país. Bem no centro da Plaza Independencia, onde fica o prédio da Presidência da República, há uma enorme estátua do general Artigas.


Museu Histórico
No museu histórico além das pinturas históricas, há dezenas de objetos, mobiliários, armas e documentos que mostram um pouco da história deste país. Dá para ficar umas três horas, lendo e apreciando esse imenso acervo.


Quando se caminha pelas ruas da Ciudad Vieja é muito comum se deparar com galerias de arte, contendo pinturas para todos os gostos. Todos mesmo, de pinturas abstratas a figurativas, como deve acontecer quando de fato a democracia atinge também as artes.


A arquitetura da cidade, em especial da parte mais antiga que é a Ciudad Vieja, lembra muitos os prédios europeus, em especial os de Madrid. Mas há uma mistura bem latino-americana de estilos e logo se vê que estamos na América do Sul. No bairro de Pocitos, pelo contrário, logo percebemos que estamos na contemporaneidade com seus prédios de concreto e muitos vidros nas fachadas. Mas a vista é para o grande Rio da Plata e seus kilômetros e kilômetros de praias, formadas pelas misturas das águas do oceano Atlântico, dos rios Paraguay, Uruguay e Paraná.

Varridos todo o tempo pelo famoso e gelado Vento Sul...
As águas do Rio de la Plata açoitadas pelo vento sul




Monumento a José Artigas, em frente ao prédio da Presidência da República
"O general Artigas ditando uma carta", óleo sobre tela, Museu Histórico - autor anônimo
Moradores da cidade pescando em uma das Ramblas da cidade

Um comentário:

  1. Olá Mazé,
    São Paulo tem mais museus (não necessariamente de quadros), mas tem o Museu do Futebol, o Museu da Linga Portuguesa, o Museu Afro, o Museu Lasar Segal, o Museu de Arte Sacra, o Museu da Imigração, o Museu Paulista...
    Enfim São Paulo tem mais alguns museus, mas, independente disso Montevidéu é Montevidéu e a cidade, com sua limpeza, e esculturas e demais mesmo!
    Boa viagem!

    ResponderExcluir