sexta-feira, 11 de março de 2011

Cinema e Arte no Baixa Augusta

Um grupo de artistas: cineclubistas, documentaristas, escritores, poetas, cantores, músicos e artistas plásticos se reunem toda quinta-feira na sede do Cineclube Baixa Augusta, na Rua Augusta, São Paulo. Usando como pano de fundo filmes históricos do cinema brasileiro, discutem experiências, pontos de vista, cultura, história, literatura, belas artes, poesia. Numa quinta-feira, assiste-se a um filme. Na quinta seguinte, encontram-se para conversar sobre o filme.

Começamos com o filme O ÉBRIO, clássico filme brasileiro de 1946, da diretora Gilda de Abreu, com Vicente Celestino no papel principal. Ele vive o personagem Gilberto SIlva, jovem do interior que vem à cidade grande e sofre todos os obstáculos possíveis até se formar em medicina. Torna-se rico e cantor famoso, além de médico, e acaba sendo traído pelos parentes e pela esposa. Desiludido, torna-se um bêbado mendigo, vagando pelas ruas da cidade.

Para ilustrar a conversa desta quinta-feira, 10 de março, brinquei um pouco com desenhos à carvão com a figura de Vicente Celestino em "O Ébrio." Assim como meu amigo João Pinheiro, ilustrador, começou a fazer uma história em quadrinhos, cuja primeira página pode ser vista aqui.

carvão sobre papel canson, 2011
carvão sobre papel canson, 2011

carvão sobre papel canson, 2011
carvão sobre papel canson, 2011
--------------------------------------------------------------
Programação deste semestre:

3 comentários:

  1. Mazé: Os ensaios a carvão foram uma surpresa. Engraçado que aquele em que o Vicente Celestino está tocando violão fica ainda mais impressionante na tela do computador. Chega a parecer hiper-realismo. Os trabalhos seus e do João Pinheiro sobre o ciclo podem render uma exposição memorável no final do ano, que acha?

    ResponderExcluir
  2. Mazé, seus desenhos a carvão são muito bons, expressivos, além de muito bem executados tecnicamente! Posso publicar seu textinho sobre o cineclube no meu blog?

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Nossa!...Se brincando você desenha assim, imagino como ficam quando você está desenhando como forma de trabalho. É uma artista. Desenhos altamente expressivos. Parabéns!

    ResponderExcluir