quinta-feira, 19 de abril de 2018

Eugène Delacroix em Paris

"A Liberdade guiando o povo", Eugène Delacroix, 1830
O Museu do Louvre de Paris, França, está promovendo uma exposição dedicada à obra do pintor Eugène Delacroix. Reunindo 180 obras, esta retrospectiva ocorre 55 anos após a última mostra organizada em Paris, ocorrida em 1963, quando se completaram 100 anos da morte do artista.

Mesmo sendo um artista razoavelmente conhecido, ainda resta muito a conhecer sobre sua carreira. A exposição atual propõe uma visão sintética, mas renovada, se perguntando sobre o que há inspirado e dirigido a produção prolífica do artista, que pode ser organizada em três grandes períodos.

A primeira parte trata da década de 1822 a 1832, quando da sua conquista e exploração dos poderes expressivos da pintura; a segunda, avalia o impacto da pintura em grandes formatos, com atração pelo monumental; a terceira parte da exposição enfoca os últimos anos da produção de Delacroix, quando ele se voltou para as paisagens e para a descoberta do papel criativo concedido à memória.

Eugène Delacroix também foi um estudioso da teoria e deixou vários textos escritos, o que ajudam a formar uma ideia melhor da genialidade desse grande artista, em permanente renovação.

A exposição, que iniciou em 29 de março, se encerrará no próximo dia 23 de julho de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário