domingo, 13 de julho de 2014

Ateliê Contraponto - noturnos.

Ateliê Contraponto à noite, Mazé Leite, óleo sobre tela, 30 x 40cm, 2014
Travessa Dona Paula à noite, Mazé Leite, óleo sobre tela, 30 x 40cm, 2014

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Caravaggio eterno

São Francisco recebendo os estigmas, Caravaggio
Caravaggio, por
Ottavio Lioni
Dois acontecimentos marcarão neste mês de julho as comemorações dos 404 anos da morte do pintor italiano, Michelangelo Merisi de Caravaggio, ou simplesmente Caravaggio.

No primeiro, a obra “São Francisco recebendo os estigmas”, uma pintura do mestre do barroco italiano estará em exposição a partir de hoje, 11 de julho, na sala de exposições da Galeria de Arte Antiga do Castelo de Udine, cidade a nordeste da Itália.

A mostra está sendo organizada em torno dessa pintura do Castelo, que foi considerada durante muito tempo como um trabalho original do artista. Após anos de estudo cuidadoso verificou-se que ela na verdade é uma cópia, a melhor já feita, do original que está no Wadsworth Atheneum de Hartford, nos EUA. A intenção dessa exposição é mostrar os resultados desses estudos e todo o material documental que foi sendo adicionado a ele, para estudiosos do tema, assim como para o grande número de fãs do pintor italiano.

Nessa pintura “São Francisco recebendo os estigmas”, Caravaggio retrata um episódio da vida do santo de Assis, quando ele teria recebido em seu corpo os mesmos ferimentos de Cristo na cruz, segundo relata São Bernardo no relato da vida de São Francisco de Assis conhecido como “Il Fioretti”. O santo está deitado, como se estivesse prostrado e um anjo o acolhe nos braços, quase como uma versão da “Pietá”, que foi esculpida por Michelangelo, mostrando Maria com o corpo do filho nos braços.

Esta exposição estará aberta até 30 de novembro, em Udine, Itália.

Local do Memorial que guardará
os restos mortais de Caravaggio em Porto Ercole
O outro evento, acontece no próximo dia 18 de julho, em Porto Ercole, localizado na ilha de Malta, quando será inaugurado o memorial que vai abrigar os restos mortais de Caravaggio.

Quatrocentos anos após sua morte, os restos mortais de Caravaggio foram localizados por Silvano Vinceti, o presidente da Fundação Caravaggio, e uma equipe de especialistas, em uma igreja local, em 2010. Caravaggio morreu numa viagem em que, desesperado, voltava para Roma. Isso foi em 18 de julho de 1610.

A operação de traslado dos restos mortais do pintor para o memorial está sendo coordenada pela Fundação Caravaggio. Os ossos de Caravaggio serão depositados sob um arco branco criado pelo escultor Giuseppe Conte, coberto com uma cesta de frutas em cerâmica inspirado numa natureza-morta feita pelo pintor, tudo rodeado por cores e aromas de ervas do Mediterrâneo, como jasmins, lavandas e alecrins. A ideia é fazer uma homenagem a um dos maiores artistas de todos os tempos e que seus admiradores possam ter um lugar a mais aonde ir em busca da história e da memória do mestre italiano.

A inauguração do Memorial está programada para o próximo dia 18 de julho, data de sua morte. Durante a cerimônia, os restos mortais de Caravaggio serão sepultados neste local definitivo.
Cesta de frutas, Caravaggio, óleo sobre tela, 31 x 47, Pinacoteca Ambrosiana de Milão
-----------------------

Para saber mais sobre o mestre Caravaggio, neste mesmo blog:

-- Caravaggio, arte e rebeldia

E MAIS:

-- José de Ribera, caravaggesco

segunda-feira, 7 de julho de 2014

A química da pintura

Imagem do site da Cozinha da Pintura
Há pouco mais de um ano conheci o artista-professor Marcio Alessandri e seu ateliê que tem um nome bastante curioso: Cozinha da Pintura. Localizado na zona norte de São Paulo, neste ateliê Marcio dá aulas de desenho e pintura seguindo o modelo clássico e sendo absolutamente fiel a ele, pois segue “os métodos da antiguidade com precisão científica”. Assim que se se familiariza com esse Ateliê, logo se verifica que o nome dele faz todo o sentido. Lá se pratica a pintura, assim como lá se estuda toda a parafernália que envolve a química dos materiais artísticos, como uma velha cozinha de alquimia e química.


O professor Marcio Alessandri
Formado em Artes Visuais no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Marcio Alessandri é atualmente mestrando pela UNICAMP com pesquisa sobre a tecnologia de materiais artísticos históricos. Marcio foi diretor de Arte da MTV Brasil e ilustrador residente nos EUA, onde colaborou com diversas editoras locais. 

Mas um de seus focos principais é estudar a fundo toda a parte técnica dos materiais de pintura, como composição química, reologia dos materiais, especificidades técnicas de pigmentos, mediuns, solventes e todos os componentes fornecidos pela indústria química especializada em produtos para artistas.


Porque, para Marcio Alessandri, o artista deve ser também um pesquisador e profundo conhecedor dos materiais com os quais trabalha. Por isso, ele se dedica a estudar a história dos materiais e seu comportamento, assim com o estudo de técnicas dos mestres, especialmente os do Renascimento italiano. “Meu enfoque é exclusivamente a pintura a óleo", diz ele em seu site. "E dentre os muito assuntos possíveis, pesquiso principalmente óleos vegetais, resinas naturais e sintéticas, cargas inertes, pigmentos naturais e sintéticos, fatura artesanal e industrial de tintas, suportes, criação de paletas e técnicas pictóricas diretas e indiretas, tanto na antiguidade quanto na contemporaneidade”.


Pintura de Leonardo da Vinci: o método de
ensino da Cozinha da Pintura bebe nesta fonte
Eu fiz um curso de pintura renascentista na Cozinha da Pintura. Marcio Alessandri ensina desde o princípio como era o método de pintura dos mestres italianos: a preparação da placa de madeira como era feito no passado, usando cola de origem animal e aplicação de camadas de gesso que preparam a base que será pintada depois. 

Antes de passar para a pintura em si, o aluno aprende a produzir seus próprios pigmentos. E se prepara para refazer, na tela já preparada, uma cópia de um detalhe de pintura de Leonardo da Vinci, por exemplo. O processo de pintura se inicia por uma camada pintada apenas com o pigmento Sombra Natural, na qual, após a secagem, serão adicionadas novas camadas com cromas (cores) diferentes. Os pinceis usados são todos com pelos de marta natural, que são muito macios e permitem a pintura lisa e esfumada, característica dos pintores renascentistas. Ao longo do curso, Marcio também vai orientando e familiarizando os alunos com toda a química que envolve os processos pictóricos.


Além deste trabalho como professor de pintura, ele também dá workshops sobre todos os temas de seu conhecimento sobre os materiais artísticos, que são bastante variados. No site da Cozinha da Pintura, Marcio disponibiliza inúmeros artigos sobre os materiais, métodos e técnicas, o que tem ajudado muita gente a se especializar um pouco mais sobre esse vasto mundo da pintura a óleo. Neste sentido, a Cozinha da Pintura tem dado uma grande contribuição aos artistas brasileiros pela seriedade da pesquisa que vem sendo feita por este artista, assim como por sua generosidade em compartilhar esses conhecimentos.


Pote com pigmento granulado
A partir do próximo dia 19 de julho Marcio Alessandri estará abrindo uma série de cinco workshops no Centro de Arte da Casa do Artista, tradicional loja de venda de materiais para as artes em geral, na cidade de São Paulo. Os temas vão desde “Veículos, solventes e óleos secantes” e “Propriedades das tintas a óleo” até os que abordam os vernizes e os mediuns utilizados pelos pintores ao longo do tempo.

Esperamos que em breve o Ateliê Contraponto, do qual sou parte, possa programar alguns desses valiosos seminários em parceria com Marcio Alessandri e sua Cozinha da Pintura. Aguardemos!