terça-feira, 16 de agosto de 2011

Voilà, Marcel Duchamp!

O mais novo projeto de arte conceitual não poderia ser mais coerente com seu próprio umbigo. Foi criado em Manhattan, EUA, um “Museu” (pasme-se!) de Arte Invisível! E não é brincadeira! O MONA ( Museum on Non-Visible Art) “apresenta” (a quem quiser arriscar de pagar esse mico) uma série de “obras” que não existem e só podem ser imaginadas quando o visitante lê o texto onde o “artista” descreve sua “obra”.


Acredite: dentro desta moldura tem uma obra de arte! Tenha fé!
Nesses arrazoados espalhados em espaços vazios pode-se ler que aquilo que não está lá e nem existe é uma escultura ou uma imagem qualquer. O corajoso visitante desse “Museu”,ao ler o texto, imagina que ideia estaria por ali, num “espaço” que deve pertencer ao mundo dos espíritos. Vejam que para este tipo de arte, até mesmo a psicografia já está superada! Nem o espírito de Van Gogh precisa mais “baixar” num médium de pincel na mão. Neste “museu”, tudo só é possível de existir na mente do incauto visitante…

Nem Marcel Duchamp seria capaz
de imaginar uma Fonte invisível!
Parece muito ridículo? Pois tem gente que acha que não! Algumas pessoas gostam tanto da imagem que suas mentes produziram que COMPRAM isso! Uma abastada senhora “investiu” nessa asneira a cifra de U$ 10.000,00!

Quem teve a brilhante ideia de criar esse “museu” foi um ator chamado James Franco, porque queria elevar a arte conceitual a um patamar mais alto (ou o que isso queira dizer). Ou ele é a reencarnação de Marcel Duchamp – o rei da arte conceitual – ou nem Marcel Duchamp seria capaz de ir tão longe e ganhar dinheiro com… nada!

Pois é, mas o comprador das subjetividades do “museu” recebe um “certificado de autenticidade” e isso lhe transfere a propriedade sobre a “criação”, mesmo que ela não exista! (nunca usei tantas aspas e pontos de exclamação antes!) E o que o comprador leva para casa, além do certificado? Uma arenga escrita sobre a “grande ideia” do “artista” e uma moldura sem nada dentro. Então emoldura o que? Nada, meu amigo!

Mas essa iludida senhora, que tem por nome Aimee Davidson, é uma “produtora de novas mídias”. Vejam o que ela disse sobre sua compra:

“Como produtora de novas mídias, me identifiquei com a ideologia do projeto e fui particularmente inspirada na frase “Nós trocamos ideias e sonhos como moeda na Nova Economia”. Os meios de comunicação social, que são parte integrante da ”Nova Economia” da Internet, pós Web 2.0, revolucionou o modo como artistas criam, promovem e vendem as suas obras de arte. Senti que o ato de comprar “ar fresco” apoiou a minha tese sobre um conceito que denomino de “você-commerce”, que é o marketing e a monetização da própria persona, habilidades e produtos através do uso das mídias sociais e das plataformas de auto-difusão, como o uso da plataforma de financiamento público para financiar o Museu de Arte Não-Visível. Basicamente, eu queria colocar meu dinheiro onde minha boca está.”

Só para os desavisados:
isto daqui é uma obra de arte!
Entenderam?

Nem eu.

Mas o próprio “museu” explica…

“Como essas obras de arte invisíveis são compradas, trocadas e revendidas, elas abrem os nossos olhos para o universo invisível que existe em cada momento, e podemos compartilhar esse universo. Trocamos ideias e sonhos como moeda na Nova Economia.”

E os responsáveis por essa estúrdia ainda ameaçam fazer uma turnê pelo mundo apresentando… o que não existe!

Até que ponto o sistema capitalista é capaz de chegar: não satisfeito em transformar obras de arte em mercadoria agora é capaz até de transformar a nulidade, o não existente, o nonada em mercadoria! Isso nem Karl Marx seria capaz de prever! Este é o mundo dos espertos-expertos, de todo tipo de expertise possível! E para cada expertise, um/uma debilóide capaz de adquirir com cifras bem concretas a bobajada toda!

Mas isso também lembra o que Affonso Romano de Sant’Anna fala em seu livro “Desconstruir Duchamp”: a tal da arte contemporânea se aproxima do misticismo e da religião: “Na religião há que ter fé. Em relação às obras contemporâneas, há que “acreditar” nas intenções do artista”.

Ou você, que não é capaz de se emocionar com tanta criatividade, vai queimar no fogo do inferno conceitual cheio de diabinhos conceituais!

5 comentários:

  1. Como diria o pai de um amigo: "todo dia sai um trouxa de casa." Nesse caso, muitos trouxas pra acreditar numa baboseira destas.
    Enquanto isso, sigo rezando para as almas penadas que acreditam em estudo e arte de qualidade.

    ResponderExcluir
  2. Sergei Eisenstein dizia: "arte é a escritura dos sonhos sonhados pelo artista".
    Este deve ser um artista sem sonho mas cheio de "boas" intenções. Na sua obra o vazio e a falta de conteúdo se "tangenciam" formando uma grande
    "Obra imaterial de intenções de arte". Mais conceitual impossível.

    ResponderExcluir
  3. Não podemos desmerecer a contribuição de duchamp ao que passamos chamar de arte moderna. Seu conceito ready made libertou aceleradamente a arte no início do século XX daquilo que previsivelmente poderia ser um novo paradigma: a "resignificância" da pintura sobre tela, iniciada por Picasso, na obra Mademoiselles de Avignon, precedida por toda obra de Turner, depois Monet e demais impressionistas. Em tempos céleres onde já se fala da pós-mídia, estabelecer diretrizes para a obra que se adeque a museus é reviver o retroceso dos pseudo realistas -socialistas ou dos que retrataram a "realidade" Napoleônica com veladuras maneirista à lá Jean Louis David (encomendas para a propaganda do poder). O orinol, rebatizado como A Fonte, devidamente assinado e colocado à mostra em museu, é tão importante como foi "A Liberdade Guiando um Povo" de Delacroix, Retratando a queda da Bastilha. O, para uns, repugnante orinol seria a Bastilha formal do mundo contemporâneo? Depois de Marcel Duchamp, a possibilidade de fazer arte ficou muito mais acessível, como pensava e teorizava Engels, por exemplo.

    ResponderExcluir
  4. Arte conceitual, como o nome indica, carrega um conceito. Infelizmente nem todos tem sensibilidade pra entender ou o minimo respeitar o que o artista tenta dizer com sua obra.

    ResponderExcluir