quarta-feira, 15 de junho de 2011

Moça com brinco de pérola

Estudo inicial com carvão, preparando para pintar a óleo
talvez finalizado (16 de junho) - papel cartão
Hoje comecei um estudo a carvão do famoso quadro "Moça com brinco de pérola", pintado a óleo em 1655, pelo grande pintor barroco Jan Vermeer, um dos meus preferidos.

Vermeer é um pintor barroco da Holanda, nascido em Delft em 31 de outubro de 1632, e falecido na mesma cidade em 16 de dezembro de 1675. Ele era fascinado pelo que conhecemos como "pintura de gênero", ou seja, pinturas de cenas da vida doméstica das pessoas. Cenas às vezes bobas, retratando momentos que muitas vezes nem percebemos o quanto são importantes, inclusive do ponto de vista pictórico! Uma das características da pintura realista é exatamente essa, a de descobrir esses momentos singulares da vida normal das pessoas normais, tornando-os eternos através da arte.

Sabemos que Vermeer trabalhava de forma lenta e meticulosamente. Tinha 11 filhos para sustentar com a venda de seus quadros, que às vezes eram trocados por carne, junto ao açougueiro. Mas dessa forma cuidadosa, suas obras mostram uma combinação de cores brilhantes e podemos ver como ele tinha perfeita maestria na manipulação e utilização da luz. Vermeer ficou esquecido por quase cem anos e só foi descoberto em 1866 pelo crítico de arte Théophile Thoré-Burger, que lhe dedicou uma série de artigos.

Desde então, Vermeer, assim como o outro holandês Rembrandt, é considerado um dos melhores pintores do Barroco holandês e da pintura mundial.

É um desafio e tanto, estudar esse quadro. Ver como ele manipulava as massas, os valores, a luz, a composição, e como com pequenos toques dava a configuração da essência da forma. Ou seja, como ele pintava exatamente o que era necessário! Para mim, a busca dessa simplicidade é um dos fatores mais importantes, um dos objetivos a serem alcançados. E a simplicidade é das coisas mais dificeis de serem alcançadas...

Vamos em frente...

2 comentários:

  1. Isso mesmo Mazé, Vamos em frente...
    Até porque eu estou dentre os teus muitos seguidores neste processo de forjar conhecimento sobre arte. E estou gostando,
    vamos em frente !!!

    ResponderExcluir
  2. boa noite será que me poderia ajudar... eu estou a fazer um trabalho para a escola sobre Jan Vermer - Moça com Brinco de Pérola e gostava de saber mais algumas informacoes se me pudesse ajudar era otimo

    ResponderExcluir