quinta-feira, 14 de julho de 2011

Um samba para Portinari

Duas excelentes notícias para quem faz e para quem ama Arte:

O Museu de Arte Moderna de São Paulo, abre hoje às 20h a exposição "No Ateliê de Portinari", que reúne obras realizadas por ele entre 1920 e 1945, que pretendemos visitar neste final de semana. Aguardem novo post sobre o assunto, dentro de alguns dias.

Além disso, a Mocidade Independente de Padre Miguel, escola de samba do Rio de Janeiro, vai apresentar no carnaval de 2012 seu enredo que vai falar sobre ele que é um dos pintores mais brasileiros: Candido Portinari. O tema do samba-enredo é "Por ti, Portinari, rompendo a tela, a realidade".

Na apresentação do enredo, no final do mês de junho passado, o carnavalesco Alexandre Louzada falou um pouco sobre a história do pintor paulista, nascido em Brodosqui, ressaltando que a Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel vai contar a vida de Portinari “pela sua obra". Ele informou que os componentes da Escola representarão todos os personagens que Portinari retratou em suas pinturas, como plantadores de milho, de café, espantalhos, trabalhadores rurais e urbanos, além de outros.
"Nós seremos os seus guerreiros, só que empunharemos a lança de lápis de cor. Vamos nos colocar como personagens vivos de suas obras. A Mocidade é isso, feita de trabalhadores, de pessoas simples", disse Louzada, durante a apresentação do enredo. "Seremos a moldura viva de um quadro e pedir a ele que pinte a estrela de Padre Miguel", afirmou.
A justificativa apresentada pela direção da Mocidade, para a escolha do nome de Portinari diz que “através de suas mais importantes obras, mostraremos a trajetória deste artista que acima de tudo retratou em seus quadros e murais, a história, o povo e a vida dos brasileiros, através dos traços fortes e vigorosos carregados de dramaticidade e expressão.” 

E acrescenta: “Esta homenagem escrita em forma de poema é a maneira mais digna encontrada para festejar este mestre que além de pintar também foi poeta e que entre outras manifestações artísticas soube tão bem ilustrar com seus desenhos os poemas de Carlos Drummond de Andrade, seu grande amigo e parceiro na versão do livro “Dom Quixote de La Mancha”, de Miguel de Cervantes.”

É esta a linda sinopse do enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel para o carnaval de 2012:

POR TI, PORTINARI, ROMPENDO A TELA, A REALIDADE

“Num voo mágico, viaja o samba, /
 a conduzir meu povo feliz / 
em seu viajante sonho.
Solto no universo garboso, prosa em verso, / 
na fantasia a se tornar realidade,
leva os tambores da felicidade, / 
para despertar o artista na morada celestial.

Ó mestre, ergueis do sono esse quadro vazio. / 
Sua obra vive no cantar de nossa gente.
Põe nas tuas mãos o teu instrumento, / 
tua tela hoje é o firmamento,
que a arte se deixa tingir o breu da noite, / 
com um colorido de festa, / 
a aquarela do carnaval.

Vai, reinventa mais um lúdico céu. / 
Pinta por nós a nossa estrela,
tu que pintaste tanto a Mocidade, / 
deixa a tua mão deslizar Independente.

Hoje, somos as tintas que envolvem / 
as cerdas do teu pincel, e que,
na mistura das cores, por ti, Portinari, / 
rompem a tela para a realidade
e brilham no samba de Padre Miguel.

Hoje, uma moldura viva e humana / enquadra a tua história na pista,
e teu traço se refaz nos pés, / no passo do sambista,
que vai riscar murais de sonhos / e estampar retratos,
cena dos Brasis que tu desenhastes.

À luz da inspiração, vem fazer reluzir em nossa mente / 
a cândida infância de tua Brodowski querida,
e reflorescer os campos com suor da lida, / 
dos mestiços viris a lavrar a ampla terra.

“Entre o cafezal e o sonho”, / 
vem reunir retalhos e as lembranças coloridas,
como as dos espantalhos a oscilar na brisa, / 
serenos sobre as plantações.
Hoje, é um tempo que não passa. / 
Um turbilhão, um vento que sopra,
que varre e traz recordações, / e que vem devolver a ti a meninice.

Somos nós os teus meninos, / 
sem rosto, anônimos na multidão,
que fazem girar o teu mundo / 
num rodopio frenético,
como se fossem um pião, / 
tal como um caleidoscópio
a transmutar em formas a tua imaginação.

Somos a quimera límpida, / 
que balança livre num céu pontilhado,
às vezes, de pequenas pipas e balões.
Viemos abrir o teu coração / e revelar esse tal sentimento,
que subjugou a estética, / ao adulterar a técnica pela arte livre,
carregada de emoção.

Nessa força da cor que se imprime, / se diluem teus nativos,
descobridores, heróis desbravadores, / fauna e flora a percorrer paredes
como ciclos, desvendando a história, / o caminhar dessa nação.
Nesta hora, trazemos a alegria / pintada em nossas caras.
O suor que transpira / sob as luzes deste palco
é a nossa emoção que transborda, / ainda que exale de nós
a têmpera do mesmo povo sofrido, / do caminhar errante,
em busca da terra prometida, a vitória.

Imagina nós, os retirantes, / embora a esconder a face dura da vida,
como tão pungente retrataste, / dando o tom da cor às palavras
de “Guimarães” e “Graciliano”, / a cor da dor, escassa,
como a secura da terra do cangaço, /
por vez, na força do traço,
a bravura sertaneja.

A nossa odisséia e a nossa missão / 
é cantar-te, nosso estandarte, a glória,
como quem procura buscar nas alturas a prova.

Somos cenas bíblicas, / tal qual as que interpretastes,
nos vemos Santos, / Anjos olhados por Deus, /
 a voar nos céus azulejados.
Viemos aqui à luta, / contra o inimigo invisível, / 
os moinhos de vento
de uma aventura inventada.

À sorte, nos imaginamos fortes, / como o arauto sonhador
a rabiscar no papel uma estrada escrita / num poema de “Drummond”.
Somos “Dom Quixote De La Mancha”, / 
a empunhar a lança feita de lápis de cor.

Enfim, somos todos iguais esta noite, / 
como aqueles tantos que tua mão desenhou.
Somos o samba, o morro, / a favela, a dança, a música,
o contraste social, / trabalhadores do sonho, /
 assim como os da vida real.
Vamos à luta, / temos as caras das tuas caras, / 
o autorretrato da tua alma.
Somos todos em um, / a tua lembrança viva, / 
a eterna Mocidade,
modernista, revolucionária e guerreira / 
que, aqui neste momento,
ergue a ti um monumento, / um imenso mural, / 
pintado com a nossa alegria,
na batalha feliz deste dia, / 
“Guerra e Paz” do carnaval.

domingo, 10 de julho de 2011

O fascinante mundo em preto e branco de Robert Longo

Catedral da Luz, 2008-2009, carvão sobre papel, 304,5x151,8cm
Não, não se trata de mais um fotógrafo que preferiu eliminar as cores das suas fotos e fotografar com as boas e velhas câmeras antigas. Por mais parecidos que seus trabalhos sejam com fotografia, trata-se, na verdade, de um artista que prefere usar o simples carvão para fazer desenhos super complexos.

Robert Longo
Robert Longo nasceu no Brooklin, Nova Iorque, em 1953. Formou-se em Artes Plásticas no Buffalo State College e entre 1973 e 1975 esteve em Florença, Itália, como bolsista da Accademia di Belle Arti. Já participou de muitas exposições, individuais e coletivas, como a Bienal de Veneza de 1997 e 2002. Mas também já expôs seus desenhos em diversas cidades europeias, entre as quais Lisboa, no Museu Berardo. Ele diz que foi muito influenciado por várias mídias, incluindo o cinema e o desenho em quadrinhos.

Mas o que mais chama a atenção em Robert Longo não é nada mais do que seus enormes desenhos feitos simplesmente com carvão. Segundo ele disse a uma repórter do jornal "O Globo", o fascínio pelo carvão aconteceu meio como um acidente comum a quem é artista. Um dia ele queria desenhar e viu que não tinha lápis. Deu de cara com uns pedaços velhos de carvão e resolveu desenhar com eles. Foi aí que viu a potencialidade incrível do carvão para fazer desenhos maravilhosos.

Um fascínio que dá para compreender. Eu mesma, em minha experiência pessoal com os desenhos a carvão, vejo que há possibilidades imensas de desenho, quando conseguimos domar a “fera” que está por trás do carvão. Muita sujeira se faz até conseguir dominar a fluidez e obter toda a luz possível de um pedaço de carvão preto.

Vista da sala de estudo com livros em 1938, 2002,
167,6 x 274,3 cm, carvão sobre papel (escritório de Sigmund Freud)
Robert Longo falou na mesma entrevista que cresceu “num tempo em que as revistas publicavam fotos coloridas de astros de cinema e de presidentes da república, mas usavam o preto e branco para as imagens da guerra do Vietnã, da fome na India”. E ele diz que isso parecia querer dizer que somente essas duas cores são capazes de mostrar a verdade.

Seus desenhos gigantes falam, também, do mundo contemporâneo. Ele desenhou pessoas contorcidas, pessoas solitárias. Também quis dizer algo quando escolheu representar as três grandes religiões monoteístas da humanidade, desenhando seus lugares sagrados: a Basílica do Vaticano, o lugar de peregrinação mulçumana em Meca, na Arábia Saudita e o Muro das Lamentações em Jerusalém. Tudo isso... desenhado com carvão!

Mas a fotografia é uma coisa, o desenho é outra, claro. Longo ressalta que uma fotografia é obtida a partir de uma máquina, mas o desenho sai direto da mão do artista. Isso tudo é muito interessante, especialmente quando vivemos em um período em que Escolas de Arte ensinam (!) que desenhar já não é mais preciso; ou ensinam que desenhar e pintar está fora de moda. Ou que hoje, com a tecnologia e a informática permitindo outros meios, a mão do artista poderia se reduzir, talvez, aos movimentos sobre o mouse...

Como sou daquelas que desenham e pensam que o mundo será sempre desenhado, fico muito feliz quando vejo um artista "clássico" (desenhista e pintor), como esse, fazendo sucesso pelo mundo a fora!

Robert Longo está em cartaz, com uma exposição dos seus carvões, no Kunsthalle Weishaupt na cidade de Ulm, na Alemanha, além de galerias e museus norte-americanos. Alguns de seus desenhos foram publicados na oitava edição da revista “Serrote” do Instituto Moreira Salles, lançada esta semana na Feira Literária de Parati.


Três dos desenhos feitos com carvão por Robert Longo:
Basílica de São Pedro, Vaticano
Peregrinos em Meca, Arábia Saudita
Muro das Lamentações, Jerusalém